Desvendando os mitos e verdades da Dieta low carb
Você já ouviu falar da dieta low carb? Se ainda não, fica neste post que vou explicar tudinho para você. Sabemos que ao longo dos anos , a busca por uma alimentação saudável e eficaz para a perda de peso tem levado muitas pessoas a explorar diferentes abordagens de dietas. Uma das mais populares, que tem ganhado cada dia mais adeptos é a low carb, isso devido aos seus potenciais benefícios para a saúde e para o emagrecimento. Neste post vou explorar profundamente o conceito da dieta low carb, desvendar seus mitos e verdades, e fornecer informações fundamentais para ajudar você a entender melhor como ela funciona.
Levando em consideração que muito do que vou tratar aqui é baseado também na minha experiência, pois fiz por aproximadamente um ano ou mais e posso garantir que é uma ótima opção para quem está pretendendo perder peso, pois a eficácia é comprovada.
O que é Dieta Low Carb?
A dieta low carb, como o próprio nome sugere, é caracterizada pela redução significativa do consumo de carboidratos na alimentação diária. O termo traduzido para o português significa “baixo teor de carboidrato”. Enquanto uma dieta convencional sugere que 40 a 65% das calorias consumidas sejam provenientes de carboidratos, na dieta low carb a proporção é drasticamente reduzida, muitas vezes para 20% das calorias totais.Em vez de carboidratos, a ênfase é colocada na ingestão de proteínas, gorduras saudáveis e vegetais não amiláceos.Quando seguia a dieta um dos meus alimentos principais eram ovos e bacons, consumia muito no café da manhã e jantar e pode acreditar, emagreci muito.
Benefícios da dieta Low Carb:
1. Perda de peso: Estudos têm demonstrado que a restrição de carboidrato pode levar a uma perda de peso significativa, e isso é bem óbvio porque a maioria dos alimentos mais calóricos levam um teor altíssimo de carboidratos. Imaginemos cortar da nossa alimentação, pães, bolos, pizzas, macarrão, pão de queijo, enfim todos os alimentos provenientes de farinha branca, como trigo, polvilho, amido de milho e outras farinhas. E também todo alimento que contém açúcares refinados, sobremesas, doces e chocolates. Restringimos também todo alimento processado e enlatado devido aos conservantes, açúcares, sódio e glúten. Isto definitivamente fará você perder peso significativamente.
2. Previne o diabetes: Vamos pensar comigo, carboidrato nada mais é do que o próprio açúcar. Quando comemos, um pão francês ou um prato de macarrão, ou outro carboidrato, nosso corpo transforma em glicose, (todo carboidrato é transformado por glicose no organismo).Por isso, quanto mais se consome carboidrato, mais aumenta o nível de açúcar no organismo e isso pode levar ao diabetes e a obesidade. É aí que entra o benefício da dieta low carb, aderir a dieta é uma ótima opção para manter reguláveis os níveis de açúcar no sangue, afastando qualquer possibilidade de contrair diabetes tipo 2 e também problemas cardiovasculares.
3. Aumento da saciedade: Alimentos ricos em proteínas e gorduras tendem a proporcionar maior sensação de saciedade, o que pode ajudar na redução do consumo calórico total e no controle do apetite ao longo do dia. Ou seja, aderir a dieta low carb vai ajudar você a comer menos, pois você irá comer os alimentos certos que te darão maior saciedade. Posso garantir que é super verdade.
4. Melhora da saúde mental: Alguns estudos têm sugerido que a dieta low carb tem proporcionado melhorias na saúde mental, embora nada comprovado, estes estudos têm oferecido insights interessantes:
a) Redução da ansiedade: Algumas pesquisas indicam que a redução do consumo de carboidratos pode estar associada a uma diminuição nos sintomas de ansiedade em certos indivíduos. Uma teoria é que a estabilidade nos níveis de açúcar no sangue, resultante da ingestão reduzida de carboidratos, pode ajudar a regular o humor e reduzir a ansiedade em algumas pessoas.
b) Melhora o humor: Alguns estudos observaram que indivíduos em dietas low carb relataram uma melhoria no humor e uma redução nos sintomas de depressão. Embora os mecanismos exatos por trás desses efeitos não sejam totalmente compreendidos, alguns pesquisadores sugerem que a influência da dieta sobre os níveis de neurotransmissores, como a serotonina, pode desempenhar um ótimo papel.
c) Estabilidade emocional: Uma dieta low carb, que muitas vezes é rica em proteínas e gorduras saudáveis, pode ajudar a promover uma maior estabilidade emocional em algumas pessoas. A ingestão adequada de proteína está associada à produção de neurotransmissores responsáveis pelo equilíbrio emocional, enquanto as gorduras saudáveis desempenham um papel importante na saúde do cérebro e na regulação do humor.
É importante ressaltar que os efeitos da dieta low carb sobre a saúde mental podem variar de pessoa para pessoa, e mais estudos são necessários para entender completamente essa relação. Afinal, ainda são apenas especulações que precisam de mais pesquisas, o que eu posso dizer baseada na minha experiência enquanto seguia a low carb é que tinha muita energia e disposição, quanto ao humor não notei diferença pelo fato de nunca ter tido problemas emocionais.
Potenciais Riscos e Controvérsias:
Apesar dos grandes benefícios comprovados à saúde, a dieta low carb também é alvo de controvérsias e preocupações. Alguns críticos argumentam que a restrição severa de carboidratos pode levar a deficiência de fibras, vitaminas e minerais importantes. (Eu ouvia muito isso quando fazia). E também uma outra questão levantada é que a escassez de açúcar no corpo pode causar hipoglicemia, levando o indivíduo a tonturas, palpitações, dificuldades de concentração, suor, e outros.Contudo ao decidir ingressar na dieta é imprescindível o acompanhamento de um médico responsável, ele te guiará em tudo que for necessário.
Como começar uma Dieta Low Carb:
Se você deseja experimentar a dieta low carb, é importante que você comece com um plano bem estruturado e equilibrado. Aqui algumas dicas para você começar:
1. Reduza gradativamente os carboidratos: Quando comecei a dieta eu fui bem radical, tirei todo o carboidrato de uma vez da minha alimentação. Embora tenha feito assim eu não aconselho isto, o que aconselho é você reduzir gradativamente a quantidade dos alimentos. Vai diminuindo, arroz, feijão, batatas, massas, pães, alimentos processados, enlatados, diminui gradativo até você eliminá-los completamente da sua alimentação.
2. Aumente a ingestão de proteínas e gorduras saudáveis: Na dieta low carb as proteínas são totalmente liberadas, tanto animais como vegetais. Você pode ingerir carnes, peixes e ovos, lembra que disse que comia muito ovos com bacon? Pois é, talvez esteja se perguntando, bacon pode? Sim, toda gordura animal e vegetal também é liberada, até porque você não vai ingerir açúcar e você precisará de uma outra fonte de energia e a gordura é que vai fazer este papel. Invista em manteiga, azeite de oliva e até banha de porco in natura. Se você não quiser consumir estes tipos de gorduras você pode optar por outras fontes como, abacates, nozes e sementes.
3. Incorpore muitos vegetais não amiláceos: Abuse das folhas verdes como alface, couve, espinafre, aspargos; legumes como abobrinha, cenoura, brócolis, couve flor, enfim a uma infinidade de vegetais do tipo que você pode estar incorporando na sua dieta pois são baixo em carboidratos e ricos em fibras, vitaminas e minerais.
4. Frutas também é uma ótima opção: Embora muitas frutas sejam naturalmente ricas em açúcares, algumas são mais baixas em carboidratos e podem ser consumidas com moderação em uma dieta low carb. Estas frutas oferecem nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, sem comprometer os objetivos de redução de carboidratos. Prefira, morangos e frutas vermelhas em geral; melão, melancia, mamão; as cítricas também é uma ótima opção, abacaxi, ameixa,kiwi; e também o abacate e o coco são liberados. Quero enfatizar que você deve priorizar o consumo das frutas inteiras, evite o suco delas, pois eles são ricos em açúcares e conservantes; suco de caixinha nem pensar.
5.Fique hidratado: Beba bastante água ao longo do dia para manter-se hidratado e ajudar na digestão.
Agora que você já sabe como funciona a dieta e seus benefícios, cabe a você decidir se é viável ingressar nela. A minha experiência com ela foi maravilhosa, mas cada pessoa é única. Lembrando que antes de você fazer quaisquer mudanças significativas na sua dieta é sempre recomendável consultar um profissional de saúde ou nutricionista para garantir que atenda às suas necessidades individuais.
Experimentar a dieta low carb pode ser uma jornada de descoberta pessoal e aperfeiçoamento.Porque ela pode passar de uma simples dieta como o seu novo estilo de vida.
Se quer se aprofundar e saber mais sobre a dieta acesse aqui, se quiser conhecer um programa para te auxiliar na sua dieta e perda de peso entre aqui e confira!